Um blog de variedades com dicas de alimentação, restaurantes em Fortaleza, gravidez, curiosidades, festas infantis, etc e tal...
quarta-feira, dezembro 02, 2009
Os 10 mais
Site especializado em listas de todos os tipos imagináveis, o Lista10.org, lançou uma lista que é sonho de todo internauta.
São os 10 notebooks mais caros à venda no Brasil, em pesquisa feita através do site Zura.
Os valores podem ser alterados dependendo das configurações personalizadas. Mas a lista ainda assim tá valendo.
Alguém se habilita?
Compare preços, compre:
1º. Apple MacBook Pro 3.0GHz
2º. Sony Vaio VGN-AW180AU 2.53GHz
3º. Sony Vaio VGN-TT150 1.2GHz
4º. Apple Mac Pro 2.66GHz
5º. Apple Macbook Pro MB604BZ/A 2.66GHz
6º. Apple Macbook Air MB940BZ/A 1.86GHz
7º. Apple MA895LL 2.2GHz
8º. Apple Macbook Pro MC026BZ/A 2.26GHz
9º. Sony Vaio VGN-FW280AY 2.4GHz
10º. Sony Vaio VGN FW180AE 2.4GHz
Procurando meu nome pelo google
encontrei alguns links...
http://www.al.ce.gov.br/unipace/rpsd040.pdf
http://www.institutoagropolos.org.br/UserFiles/File/RESULTADO_EDIT_007.pdf
http://www.al.ce.gov.br/unipace/rpsd040.pdf
http://www.institutoagropolos.org.br/UserFiles/File/RESULTADO_EDIT_007.pdf
quarta-feira, agosto 19, 2009
Ioga para os olhos
A cirurgia não é mais a única solução para quem sofre com problemas de visão. Com um pouco de dedicação e alguns exercícios é possível ver o mundo com outros olhos.
Problema de visão é coisa séria.
Astigmatismo, miopia, hipermetropia, só para citar alguns, são, de certa forma, normais em nossa sociedade. Quem não conhece pelo menos uma pessoa que tem um ou mais problemas de visão? A medicina tradicional já dispõe de vários métodos para curar estas doenças, mas já pensou que você pode curar, ou amenizar, um problema de visão somente reeducando o seu olhar?
É isso que o self-healing (auto-cura, em português) propõe.
Criado há 29 anos pelo ucraniano Meir Scheneider, o método já ajudou muita gente até a minimizar problemas graves, como catarata e glaucoma.
Conhecido como “ioga para os olhos”, o self-healing foi desenvolvido a partir da experiência particular de Scheneider, que nasceu com catarata congênita e, aos sete anos, depois de ter feito cinco cirurgias nos EUA sem sucesso, foi dado como cego pelos médicos americanos. No entanto, ao invés de desanimar, Scheneider estudou os exercícios desenvolvidos pelo oftalmologista William Bates no século XIX, cuja proposta era exercitar a musculatura dos olhos, e desenvolveu sua própria técnica, baseando-se nas ritmadas respirações do ioga. Com os exercícios que criou, o problema se reduziu e hoje ele enxerga bem o suficiente para ter até licença para dirigir nos EUA, onde o exame para habilitação de motoristas é bastante rigoroso.
O self-healing é um processo de buscar em si mesmo uma maneira melhor de se portar, para levar uma vida mais saudável. “Nós percebemos os nossos padrões corporais e posturais, que agem de acordo com o tipo de vida que nós levamos e que, fatalmente, nos leva a viver de uma forma mais tensa. Quando a gente elimina este tipo de tensão, percebe que o corpo se integra de uma forma melhor”, garante a professora de self-healing Valéria Portugal. A fisioterapeuta Luciana Satyro Bertani aponta os benefícios do método. “É extremamente relaxante para o corpo em geral, o aluno vê de maneira mais relaxada e melhor. Além disso, a visão periférica passa a ter um foco mais abrangente”, garante. O interessante é que o método integra o corpo com os movimentos para os olhos. “Não adianta melhorar só o olho, se a pessoa tem uma postura corporal que leva a uma tensão no modo como você vê. Com a melhora do padrão corporal, os olhos melhoram também”, completa.
Então esse é o primeiro passo: descobrir os pontos de bloqueio, de modo a ter não só uma visão melhor, mas uma vida melhor. “Por isso é que não podemos afirmar, com precisão, que determinada pessoa que porventura tenha um problema de visão terá ele amenizado ou até mesmo curado. Isso depende muito da pessoa, de ela entrar no processo e, junto com um orientador, verificar o que deve ser feito. Desta forma, o aluno vai trilhando um caminho que o leva a uma melhora geral”, ensina Valéria.
Aliado a outras técnicas, o self-healing têm ainda melhores resultados. Isso é o que garante a presidente da Sociedade Brasielira de Mestres de Reiki, Deise Ruas. “Faço um trabalho de terapia reichiana e vejo no self-healing uma poderosa ferramenta para o meu trabalho. Além disso, o paciente fica com os reflexos mais apurados e trabalha muito a musculatura do olho”, afirma.
O tempo de aparecimento dos primeiros resultados é variável, embora algumas pessoas consigam perceber melhoras imediatas. “Depois de uma hora de exercício o aluno pode começar a sentir uma melhora. Isso é muito importante: perceber que pode melhorar. Dá motivação para o aluno e, em virtude disso, ele continua a praticar cada vez mais. Mas nem todos os alunos percebem mudanças na mesma hora, depende do potencial de cada pessoa”, explica a professora. Durante as aulas, os exercícios são feitos em ambientes diferentes: no escuro total e diante da luz do sol. “Os exercícios feitos no sol servem para ativar o nervo ótico, e os feitos na escuridão, para relaxar o mesmo nervo”, ensina Valéria. Outras atividades são calmantes e relaxantes e há as que trabalham a musculatura interna dos olhos.
O passo número dois é praticar os ensinamentos do self-healing o maior número de horas possíveis. “Não adianta praticar uma hora por dia e, no restante do dia, sentar na frente de um computador e ficar trabalhando direto sem se mover, sem fazer alongamentos, alguns exercícios para a circulação, sem tirar os olhos do monitor e sem piscar. Neste caso, aquela hora de exercício vai adiantar muito pouco”, alerta Valéria. O ideal é que, durante todo o dia, o aluno ponha em prática o que aprendeu nas aulas, incorporando no dia-a-dia o modo de andar, de sentar, de descansar, variar um pouco de postura e fazer alongamentos. “Incorporando isso ao cotidiano, o aluno não precisa tirar uma ou duas horas para ficar fazendo exercícios, faz ao longo do dia mesmo”, aconselha.
Antes que você pense que somos loucos e queremos que você fique fazendo verdadeiras performances no seu local de trabalho, acalme-se! Os exercícios são fáceis e seus colegas de trabalho nem perceberão que você está se exercitando. “Parar de olhar para o mesmo lugar e olhar para longe é muito bom para relaxar a musculatura dos olhos. Para quem trabalha durante muito tempo sentado, é importante dar uma levantada, caminhar até a janela e olhar para um ponto o mais longe possível. Para quem tem problema de miopia, um dos exercícios é olhar para a ponta do nariz e depois olhar para longe”, ensina a também professora de self-healing Ney Chaves. Normalmente, os exercícios são feitos sem os óculos, mas em determinados casos a alternância se faz necessária. “Se o paciente tiver, por exemplo, um grau muito elevado de miopia, vai ter uma hora em que ele terá que colocá-los, até para não cansar demais a musculatura do olho”, afirma a terapeuta Maria Fernanda Leite Ribeiro, que utiliza a técnica há oito anos.
Assim como Meir, a professora Ney também experimentou o método nela mesma e os resultados foram tão surpreendentes que ela resolveu estudar o assunto diretamente com o criador do trabalho. “Quando eu tinha 50 anos, tinha cinco graus de miopia no olho. Fui fazendo o trabalho e os resultados não tardaram a aparecer. Hoje, aos 63 anos, consigo ler até na penumbra”, diz. A artista plástica Cristina Portugal também aprova o método. “Pinto quadros e depois das aulas de self-healing passei a enxergar nuances de cores que antes eu não via. Estou muito impressionada, ando por aí deslumbrada com os benefícios que o método me trouxe”, conclui. A terapeuta Maria Fernanda comprova, através de estatísticas, a eficácia da técnica. “Dos alunos que seguiram a técnica direitinho e fizeram os exercícios regularmente, 80% apresentaram algum tipo de melhora”. E então, alguém se habilita?
Marcadores:
SAÚDE
domingo, agosto 09, 2009
UFC sediará o primeiro curso de jornalismo para assentados
A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai oferecer, a partir de janeiro, o primeiro curso de jornalismo no Brasil voltado para militantes e assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A idéia é fortalecer o mundo rural como território de vida em todas as suas dimensões — econômicas, sociais, ambientais, políticas, culturais e éticas.
Segundo a coordenadora de pós-graduação do curso de comunicação social da UFC, Márcia Vidal Nunes, o curso de jornalismo para o MST já foi aprovado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O Pronera conduz a política de educação no campo do governo e vem sendo desenvolvida desde 1998 em áreas de Reforma Agrária.
Além de jornalismo, os assentados do MST já contam com cursos de educação para jovens e adultos a partir dos 15 anos, com conteúdo programático do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, e de escolarização, que compreende o nível médio.
No nível superior, são ofertados cursos de pedagogia da terra e a pós-graduação de residência agrária, com participação de graduados de ciências agrárias e de engenharia de pesca, além de técnicos ligados aos movimentos sociais. O objetivo é qualificar profissionais para a atuação nos programas de assistência técnica, social e ambiental do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
De acordo com Márcia Vidal, serão ofertadas 60 vagas por ano, com prioridade aos militantes do movimento. O curso de jornalismo do MST terá duração de quatro anos, e o acesso será feito por meio de vestibular. As aulas serão ministradas pelos professores do curso de comunicação social da UFC.
Além das disciplinas comuns ao curso de jornalismo, haverá matérias específicas direcionadas à questão agrária. Parte das aulas será na universidade e outra parte nas comunidades de assentados do MST.
Fonte: http://www.vermelho.org.br/base.asp
UFC oferta 19 novos cursos para o Vestibular 2010
A Universidade Federal do Ceará lançou na última sexta-feira o edital do Vestibular 2010, com a oferta de 19 novos cursos.
Gastronomia,
Engenharia Ambiental,
Engenharia de Petróleo,
Ciências Ambientais,
Biotecnologia,
Artes Cênicas,
Sist. e Mídias Digitais,
Engenharia de Energias Renováveis
Fisioterapia e
Cinema e Audiovisual
estão na lista das novas graduações da UFC.
No total, são 5504 vagas ofertadas no vestibular deste ano, distribuídas entre os campi de Fortaleza, Quixadá, Cariri e Sobral.
As inscrições começam em primeiro de setembro e prosseguem até o início de outubro. De acordo com a presidente da Coordenadoria de Concursos (CCV), Maria de Jesus de Sá Correia, a oferta diferenciada - cerca de mil vagas a mais que o Vestibular 2009 - ocorreu por conta das verbas vindas do Governo Federal, por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Além dos novos cursos, Maria de Jesus destacou também a contratação de professores e servidores. “Estamos preparando novos concursos”, confirmou.
Cursos que já existem também foram beneficiados pelo Reuni. Duzentas novas vagas, divididas em 12 cursos, estão sendo ofertadas no Vestibular 2010.
Um dos beneficiados é o curso de Medicina. Segundo o pró-reitor de graduação da UFC, Custódio Almeida, o curso, um dos mais concorridos, terá 10 vagas a mais em cada um dos três campi onde é ofertado: Fortaleza, Cariri e Sobral.
___
sábado, agosto 08, 2009
MÚSICA MOTIVACIONAL
A LISTA
Oswaldo Montenegro
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?
Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?
___
Marcadores:
Música
ALIMENTOS TERMORGÊNICOS
Marcadores:
ALIMENTAÇÃO,
SAÚDE
quinta-feira, agosto 06, 2009
RPG
Há um bom tempo
Venho sentido dores no corpo... Principalmente nas costas...
Vi uma propaganda no rádio sobre o site http://www.herniadedisco.com.br/
Entrei lá e marquei uma consulta em uma das clínicas...
RESULTADO???
APENAS PROBLEMAS MUSCULARES....
O médico me recomendou RPG... Reeducação Postural Global...
Estou adorando...
Para quem não sabe o que é isso...
A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de Fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada pessoa, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.
É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por Fisioterapeutas.
Assim, a Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo.
Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio.
OS BENEFÍCIOS???
Venho sentido dores no corpo... Principalmente nas costas...
Vi uma propaganda no rádio sobre o site http://www.herniadedisco.com.br/
Entrei lá e marquei uma consulta em uma das clínicas...
RESULTADO???
APENAS PROBLEMAS MUSCULARES....
O médico me recomendou RPG... Reeducação Postural Global...
Estou adorando...
Para quem não sabe o que é isso...
A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de Fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada pessoa, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.
É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por Fisioterapeutas.
Assim, a Reeducação Postural Global é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo.
Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio.
OS BENEFÍCIOS???
- Liberação de toxinas
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Retardo do processo de envelhecimento
- Estimulação do sistema circulatório
- Cura dos distúrbios do sistema nervoso
- Melhora a visão e o sono
Marcadores:
SAÚDE
quarta-feira, agosto 05, 2009
MIS inscreve para oficina de fotografia
FIQUE SABENDO...
MIS inscreve para oficina de fotografia
O Museu da Imagem e do Som, MIS, oferece Oficina de Fotografia Digital que acontece de 18 a 20 de agosto.
As inscrições são gratuitas e a proposta é debater as imagens da cidade, especialmente as que aparecem nos cartões postais.
O grupo de Estudos da Imagem e Técnica-Geit da Universidade do Ceará-UFC facilita a oficina.
Repensar como a fotografia pode ser capaz de construir registros da cidade em torno da memória é o objetivo central do debate, que resultará em uma exposição que ficará em cartaz no MIS.
Cada turma terá 15 participantes e a idade mínima de participação é de 16 anos. Além disso, o aluno deve ter máquina fotográfica digital própria.
___
MIS inscreve para oficina de fotografia
O Museu da Imagem e do Som, MIS, oferece Oficina de Fotografia Digital que acontece de 18 a 20 de agosto.
As inscrições são gratuitas e a proposta é debater as imagens da cidade, especialmente as que aparecem nos cartões postais.
O grupo de Estudos da Imagem e Técnica-Geit da Universidade do Ceará-UFC facilita a oficina.
Repensar como a fotografia pode ser capaz de construir registros da cidade em torno da memória é o objetivo central do debate, que resultará em uma exposição que ficará em cartaz no MIS.
Cada turma terá 15 participantes e a idade mínima de participação é de 16 anos. Além disso, o aluno deve ter máquina fotográfica digital própria.
___
Marcadores:
Fique sabendo
CHARGE DO DIA!!!
Marcadores:
Etc. e tal...,
política
terça-feira, agosto 04, 2009
Como evitar a gripe suína
FIQUE SABENDO!!
Como evitar a gripe suína
Por Dr. Márcio Bontempo
Além das recomendações das autoridades sanitárias, como lavar as mãos com frequência, etc., existem providências que devem ser lembradas, ou conhecidas que, infelizmente, não fazem parte dos cuidados necessários, sendo que, muitos deles, são mais importantes do que as orientações oficiais.
Primeiramente, tanto profissionais de saúde quanto pessoas comuns, devem saber que é necessário atuar no sentido desepossuir um sistema imunológico bem forte.
Percebo que absolutamente nada está se fazendo nessa direção, de uma forma que se espalha o terror de uma nova doença, mas não se toma mas providências necessárias para reforçar o mecanismo dedefesa do organismo da população, permitindo assim que todos estejam expostos à virose em questão.
Por que as pessoas adquirem mesmo a gripe comum e o que fazer para fortalecer as defesas?
Para começar, é necessário saber O QUE ENFRAQUECE o nosso sistema imunológico, e isso não é divulgado (ou sabido?) pelas autoridades sanitárias.
Sabe-se, cientificamente, que todos os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente em ambientes orgânicos mais ácidos e, obviamente, quando o sistema imunológico está enfraquecido. E o que faz com que nosso ambiente sanguíneo fique mais ácido e o que diminui a força das nossas defesas?
São os alimentos industrializados que tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido.
Os principais são:
Açúcar branco
Carnes vermelhas e embutidos
Leite e derivados
Farinhas brancas
Frituras Álcool
ALIMENTOS RECOMENDADOS PARA AUMENTAR AS DEFESAS ORGÂNICAS
Há alimentos particularmente úteis para reforçar a nossa imunidade, tais como o
arroz integral,
os subprodutos da soja (tofu, leite de soja líquido, misso),
a aveia (rica em beta-glucana, um grande estimulador do mecanismo de defesa),
o inhame,
as verduras em geral,
frutas frescas,
a semente de linhaça,
o gengibre, o alho, a cebola e outros.
MAIS INFORMAÇÕES http://www.marciobontempo.com.br/preview/artigos/artigo30/GripeSuina-DrMarcioBontempo.pdf
___
Como evitar a gripe suína
Por Dr. Márcio Bontempo
Além das recomendações das autoridades sanitárias, como lavar as mãos com frequência, etc., existem providências que devem ser lembradas, ou conhecidas que, infelizmente, não fazem parte dos cuidados necessários, sendo que, muitos deles, são mais importantes do que as orientações oficiais.
Primeiramente, tanto profissionais de saúde quanto pessoas comuns, devem saber que é necessário atuar no sentido desepossuir um sistema imunológico bem forte.
Percebo que absolutamente nada está se fazendo nessa direção, de uma forma que se espalha o terror de uma nova doença, mas não se toma mas providências necessárias para reforçar o mecanismo dedefesa do organismo da população, permitindo assim que todos estejam expostos à virose em questão.
Por que as pessoas adquirem mesmo a gripe comum e o que fazer para fortalecer as defesas?
Para começar, é necessário saber O QUE ENFRAQUECE o nosso sistema imunológico, e isso não é divulgado (ou sabido?) pelas autoridades sanitárias.
Sabe-se, cientificamente, que todos os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente em ambientes orgânicos mais ácidos e, obviamente, quando o sistema imunológico está enfraquecido. E o que faz com que nosso ambiente sanguíneo fique mais ácido e o que diminui a força das nossas defesas?
São os alimentos industrializados que tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido.
Os principais são:
Açúcar branco
Carnes vermelhas e embutidos
Leite e derivados
Farinhas brancas
Frituras Álcool
ALIMENTOS RECOMENDADOS PARA AUMENTAR AS DEFESAS ORGÂNICAS
Há alimentos particularmente úteis para reforçar a nossa imunidade, tais como o
arroz integral,
os subprodutos da soja (tofu, leite de soja líquido, misso),
a aveia (rica em beta-glucana, um grande estimulador do mecanismo de defesa),
o inhame,
as verduras em geral,
frutas frescas,
a semente de linhaça,
o gengibre, o alho, a cebola e outros.
MAIS INFORMAÇÕES http://www.marciobontempo.com.br/preview/artigos/artigo30/GripeSuina-DrMarcioBontempo.pdf
___
Marcadores:
Fique sabendo,
SAÚDE
domingo, agosto 02, 2009
Seminário Internacional de Cinema de Animação
Estavam presentes no Seminário Internacional de Cinema de Animação.
Quiá Rodrigues, o Zeca 2D do Animania (TVBrasil) e
Alberto Lucena Jr autor do livro ARTE DA ANIMAÇÃO.
quinta-feira, junho 25, 2009
I ciclo de debates com Beatriz Heredia
Marcadores:
Economia Doméstica
terça-feira, junho 16, 2009
Deputado de Mato Grosso propõe disciplina de orçamento familiar nas escolas
Fique sabendo!
Um projeto em tramitação na Assembléia Legislativa promete trazer para a rede estadual de ensino uma nova maneira de contribuir com a formação do cidadão, dotando os estudantes à educação financeira, com o intuito de fazer com que estes estudantes tenham uma noção de como produzir e planejar as finanças pessoais e da família de maneira sustentável. Uma proposta de autoria do parlamentar José Domingos Fraga pretende instituir o Programa de Gestão Financeira Familiar, vinculada ao Sistema Estadual de Ensino Fundamental nas séries de 5º a 8º ano.
Este programa pretende desenvolver os princípios de gerenciamento, avaliação e controle da economia familiar, oportunizando na futura geração de renda. A proposta sugere que seja desenvolvido na forma de palestras, através de exercícios sistêmicos interdisciplinarmente integrados as matérias já existentes.
Para o parlamentar a intenção da futura lei é transmitir conceitos básicos de economia, estimulando hábitos de poupança e investimentos dentro do orçamento familiar, para que os alunos cresçam com esse conhecimento e possam influenciar as decisões dos pais nessa questão.
Estão previstos no Programa de Gestão Financeira Familiar o enfoque de sete temas: família e qualidade de vida, importância e conceito do diagnóstico financeiro familiar, formas de identificação dos problemas orçamentários e financeiros e suas causas, além de fazer um diagnóstico financeiro analisando o conceito de receita bruta, receita líquida, custo e despesa. Outros pontos que serão trabalhados com os alunos são o planejamento e orçamento, os controles econômicos e financeiros aplicáveis dentro da administração famílias e o resultado disso para a geração de renda da família.
O deputado destaca na justificativa a importância deste programa para o futuro dessa geração, avaliando que o povo brasileiro não adquiriu a cultura de preparar seus filhos para gerir seus recursos próprios, e não prestam nenhuma orientação de modo geral. “A execução desse programa, adotando princípios básicos de planejamento e controle financeiro, irá possibilitar aos alunos a capacidade de planejar e saber controlar os gastos com o consumo desmedido. Acredito que após a adoção do programa, ele passará de mera disciplina escolar para um orientador financeiro para as famílias de nosso Estado”, esclareceu Zé Domingos.
A lei, se aprovada e regulamentada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, permite que seja feito parcerias com a sociedade civil organizada que queiram contribuir com o Programa.
.
Um projeto em tramitação na Assembléia Legislativa promete trazer para a rede estadual de ensino uma nova maneira de contribuir com a formação do cidadão, dotando os estudantes à educação financeira, com o intuito de fazer com que estes estudantes tenham uma noção de como produzir e planejar as finanças pessoais e da família de maneira sustentável. Uma proposta de autoria do parlamentar José Domingos Fraga pretende instituir o Programa de Gestão Financeira Familiar, vinculada ao Sistema Estadual de Ensino Fundamental nas séries de 5º a 8º ano.
Este programa pretende desenvolver os princípios de gerenciamento, avaliação e controle da economia familiar, oportunizando na futura geração de renda. A proposta sugere que seja desenvolvido na forma de palestras, através de exercícios sistêmicos interdisciplinarmente integrados as matérias já existentes.
Para o parlamentar a intenção da futura lei é transmitir conceitos básicos de economia, estimulando hábitos de poupança e investimentos dentro do orçamento familiar, para que os alunos cresçam com esse conhecimento e possam influenciar as decisões dos pais nessa questão.
Estão previstos no Programa de Gestão Financeira Familiar o enfoque de sete temas: família e qualidade de vida, importância e conceito do diagnóstico financeiro familiar, formas de identificação dos problemas orçamentários e financeiros e suas causas, além de fazer um diagnóstico financeiro analisando o conceito de receita bruta, receita líquida, custo e despesa. Outros pontos que serão trabalhados com os alunos são o planejamento e orçamento, os controles econômicos e financeiros aplicáveis dentro da administração famílias e o resultado disso para a geração de renda da família.
O deputado destaca na justificativa a importância deste programa para o futuro dessa geração, avaliando que o povo brasileiro não adquiriu a cultura de preparar seus filhos para gerir seus recursos próprios, e não prestam nenhuma orientação de modo geral. “A execução desse programa, adotando princípios básicos de planejamento e controle financeiro, irá possibilitar aos alunos a capacidade de planejar e saber controlar os gastos com o consumo desmedido. Acredito que após a adoção do programa, ele passará de mera disciplina escolar para um orientador financeiro para as famílias de nosso Estado”, esclareceu Zé Domingos.
A lei, se aprovada e regulamentada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, permite que seja feito parcerias com a sociedade civil organizada que queiram contribuir com o Programa.
.
Marcadores:
Economia,
Economia Doméstica,
política
segunda-feira, maio 25, 2009
I FÓRUM DE DEBATES
18 DE JUNHO (5ª FEIRA)
LOCAL: AUDITÓRIO CASTELO BRANCO – REITORIA
Av. da Universidade 2853 – Benfica
MANHÃ
8:30 – 9:00 – Credenciamento/Inscrições
9:00 – 9:15 – Abertura
9:15 – 10:15 – Avaliação de Políticas Públicas no Contexto Brasileiro
Palestrante: Luís Antônio Maciel de Paula – Prof. da UFC/Chefe de Gabinete da Reitoria
10:15 – 11:00 – Observatório de Políticas Públicas e sua Importância para o Ceará
Palestrante: Fernando José Pires de Sousa – Prof. da UFC/Coordenador do OPP
11:00 – 12:00 – Participação da Plenária
Coordenadora da Mesa: Lea Carvalho Rodrigues – Profa. da UFC/MAPP
TARDE – PAINÉIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CEARÁ
14:00 – 14:35 – Política de Educação
Palestrante: Maurício Holanda Maia – Secretário Adjunto de Educação Básica do Ceará
Debatedora: Tânia M. Batista de Lima – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Educação
14:35 – 15:10 – Política de Saúde
Palestrante: Raimundo José Arruda Bastos – Secretário Executivo da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará
Debatedor: Ricardo J. S. Pontes – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Saúde
Coordenadora da Mesa: Silvânia Monte – Profa. da UFC/CCA
15:10 – 15:45 – Política de Desenvolvimento Social
Palestrante: Márcia Dutra – Técnica da STDS/Governo do Estado do Ceará
Debatedora: Elza Franco Braga – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Assistência Social, Violência, Justiça e Cidadania
15:45 – 16:00 – Intervalo
16:00 – 16:35 – Política de Trabalho
Palestrante: Fátima Catunda – Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social
Debatedor: Aécio Alves de Oliveira – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Economia, Trabalho e Renda
16:35 – 17:10 – Política de Desenvolvimento Urbano
Palestrante: Daniel Gonçalves Rodrigues – Assessor Técnico da HabitaforDebatedor: Almir Farias – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Desenvolvimento Urbano
17:10 – 17:45 – Política de Desenvolvimento Agrário
Palestrante: Camilo Sobreira de Santana – Secretário de Agricultura
Debatedora: Maria Irles O. Mayorga – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Desenvolvimento Rural
Coordenador da Mesa: Isabel Furtado - Profa. da UFC/FEAAC
·19 DE JUNHO (6ª FEIRA)
· LOCAL: AUDITÓRIO LUIZ GONZAGA – CIÊNCIAS SOCIAIS
Av. da Universidade 2995, 1º Andar - Benfica
· MANHÃ – PAINÉIS TEMÁTICOS DE ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CEARÁ
8:30 – 8:50 – Programa Selo Município Verde
▪ Expositora: Socorro Azevedo – Coord. do Programa/COMPAM
▪ Debatedora: Maria Irles O. Mayorga – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Desenvolvimento Rural
8:50 – 9:10 – Política Habitacional na Primeira Administração Luizianne Lins
▪ Expositor: Almir Farias – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Desenvolvimento Urbano
9:10 – 9:30 – Políticas Públicas de Educação: uma Análise Preliminar do Sistema Educacional do Ceará
▪ Expositora: Tânia M. Batista de Lima – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Educação
9:30 – 10:00 – Debate
Coordenador da Mesa: Júnior Macambira – Diretor de Estudos e Pesquisas do IDT
10:00 – 10:10 – Intervalo
10:10 – 10:30 – Reflexões sobre o Modelo de Avaliação da Atenção Básica de Saúde do Estado do Ceará
▪ Expositor: Ricardo J. S. Pontes – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Saúde
10:30 – 10:50 – Proposta Metodológica para Análise do Mercado de Trabalho no Ceará
▪ Expositor: Aécio Alves de Oliveira – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo de Economia, Trabalho e Renda
10:50 – 11:10 – Programa Bolsa Família e o Enfrentamento da Pobreza: Avanços, Limites e Perspectivas
▪ Expositor: Elza Franco Braga – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo de Assistência Social, Violência, Justiça e Cidadania
11:10 – 11:40 – Debate
Coordenador da Mesa: Agamenon Tavares – Prof. da UFC/FEAAC
Tarde – Painéis sobre Sistemas de Informação para Análise de Políticas Públicas
14:00 – 14:20 – Júlio Barros – Prof. da UFC/DEMA
14:20 – 14:40 – Francisco Lopes – Chefe da Unidade do IBGE no Ceará
14:40 – 15:00 – Eveline Barbosa – Profa. da UFC/IPECE
15:00 – 15:20 – Francisco Diniz Bezerra – Gerente do CIEST/ETENE/BNB
15:20 – 15:40 – Júnior Macambira – Diretor de Estudos e Pesquisas do IDT
15:40 – 16:00 – Clélia Lustosa – Profa. da UFC/Depto. Geog./Coord. Observatório das Metrópoles
Coordenação da Mesa: Vânia M. Ponte Vidal – Profa. da UFC/ Depto. Computação
16:00 – 16:10 – Intervalo
16:10 – 16:30 – Importância da Parceria Interinstitucional para a Construção do Sistema de Informações
▪ Expositor: Fernando J. Pires de Sousa – Prof. da UFC/Coord. do OPP
16:30 – 17:30 – DebateObs.: Inscrições gratuitas durante o credenciamento, com direito a Certificado.
LOCAL: AUDITÓRIO CASTELO BRANCO – REITORIA
Av. da Universidade 2853 – Benfica
MANHÃ
8:30 – 9:00 – Credenciamento/Inscrições
9:00 – 9:15 – Abertura
9:15 – 10:15 – Avaliação de Políticas Públicas no Contexto Brasileiro
Palestrante: Luís Antônio Maciel de Paula – Prof. da UFC/Chefe de Gabinete da Reitoria
10:15 – 11:00 – Observatório de Políticas Públicas e sua Importância para o Ceará
Palestrante: Fernando José Pires de Sousa – Prof. da UFC/Coordenador do OPP
11:00 – 12:00 – Participação da Plenária
Coordenadora da Mesa: Lea Carvalho Rodrigues – Profa. da UFC/MAPP
TARDE – PAINÉIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CEARÁ
14:00 – 14:35 – Política de Educação
Palestrante: Maurício Holanda Maia – Secretário Adjunto de Educação Básica do Ceará
Debatedora: Tânia M. Batista de Lima – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Educação
14:35 – 15:10 – Política de Saúde
Palestrante: Raimundo José Arruda Bastos – Secretário Executivo da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará
Debatedor: Ricardo J. S. Pontes – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Saúde
Coordenadora da Mesa: Silvânia Monte – Profa. da UFC/CCA
15:10 – 15:45 – Política de Desenvolvimento Social
Palestrante: Márcia Dutra – Técnica da STDS/Governo do Estado do Ceará
Debatedora: Elza Franco Braga – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Assistência Social, Violência, Justiça e Cidadania
15:45 – 16:00 – Intervalo
16:00 – 16:35 – Política de Trabalho
Palestrante: Fátima Catunda – Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social
Debatedor: Aécio Alves de Oliveira – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Economia, Trabalho e Renda
16:35 – 17:10 – Política de Desenvolvimento Urbano
Palestrante: Daniel Gonçalves Rodrigues – Assessor Técnico da HabitaforDebatedor: Almir Farias – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Desenvolvimento Urbano
17:10 – 17:45 – Política de Desenvolvimento Agrário
Palestrante: Camilo Sobreira de Santana – Secretário de Agricultura
Debatedora: Maria Irles O. Mayorga – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Desenvolvimento Rural
Coordenador da Mesa: Isabel Furtado - Profa. da UFC/FEAAC
·19 DE JUNHO (6ª FEIRA)
· LOCAL: AUDITÓRIO LUIZ GONZAGA – CIÊNCIAS SOCIAIS
Av. da Universidade 2995, 1º Andar - Benfica
· MANHÃ – PAINÉIS TEMÁTICOS DE ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CEARÁ
8:30 – 8:50 – Programa Selo Município Verde
▪ Expositora: Socorro Azevedo – Coord. do Programa/COMPAM
▪ Debatedora: Maria Irles O. Mayorga – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Desenvolvimento Rural
8:50 – 9:10 – Política Habitacional na Primeira Administração Luizianne Lins
▪ Expositor: Almir Farias – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Desenvolvimento Urbano
9:10 – 9:30 – Políticas Públicas de Educação: uma Análise Preliminar do Sistema Educacional do Ceará
▪ Expositora: Tânia M. Batista de Lima – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo Educação
9:30 – 10:00 – Debate
Coordenador da Mesa: Júnior Macambira – Diretor de Estudos e Pesquisas do IDT
10:00 – 10:10 – Intervalo
10:10 – 10:30 – Reflexões sobre o Modelo de Avaliação da Atenção Básica de Saúde do Estado do Ceará
▪ Expositor: Ricardo J. S. Pontes – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo Saúde
10:30 – 10:50 – Proposta Metodológica para Análise do Mercado de Trabalho no Ceará
▪ Expositor: Aécio Alves de Oliveira – Prof. da UFC/Coord. do Núcleo de Economia, Trabalho e Renda
10:50 – 11:10 – Programa Bolsa Família e o Enfrentamento da Pobreza: Avanços, Limites e Perspectivas
▪ Expositor: Elza Franco Braga – Profa. da UFC/Coord. do Núcleo de Assistência Social, Violência, Justiça e Cidadania
11:10 – 11:40 – Debate
Coordenador da Mesa: Agamenon Tavares – Prof. da UFC/FEAAC
Tarde – Painéis sobre Sistemas de Informação para Análise de Políticas Públicas
14:00 – 14:20 – Júlio Barros – Prof. da UFC/DEMA
14:20 – 14:40 – Francisco Lopes – Chefe da Unidade do IBGE no Ceará
14:40 – 15:00 – Eveline Barbosa – Profa. da UFC/IPECE
15:00 – 15:20 – Francisco Diniz Bezerra – Gerente do CIEST/ETENE/BNB
15:20 – 15:40 – Júnior Macambira – Diretor de Estudos e Pesquisas do IDT
15:40 – 16:00 – Clélia Lustosa – Profa. da UFC/Depto. Geog./Coord. Observatório das Metrópoles
Coordenação da Mesa: Vânia M. Ponte Vidal – Profa. da UFC/ Depto. Computação
16:00 – 16:10 – Intervalo
16:10 – 16:30 – Importância da Parceria Interinstitucional para a Construção do Sistema de Informações
▪ Expositor: Fernando J. Pires de Sousa – Prof. da UFC/Coord. do OPP
16:30 – 17:30 – DebateObs.: Inscrições gratuitas durante o credenciamento, com direito a Certificado.
___
Cearense está na final do Soletrando do Caldeirão do Huck
Como tenho aulas aos sábados até as 17h30min não vejo o que acontece na TV nesse período e para minha surpresa Pedro Henrique, de Viçosa, que participou do Programa Soletrando está na final.
O estudante é de Viçosa do Ceará, e disputou neste sábado (06) a vaga para a grande final do concurso, que chega à sua terceira edição. A palavra para ser soletrada que garantiria a final fou : esclerosar. Pedro Henrique soletrou corretamente e garantiu a camisa amarela da final.Com a vitória ele já ganhou um computador. Agora, o cearense luta para conquistar, além do troféu, uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil, que será administrada pela família. E não é só ele que sairá ganhando. A Escola de Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho de Viçosa, onde estuda, também receberá seis computadores.
O Programa será ao vivo no dia 20 desse mês... Então vamos para a torcida...
___
O estudante é de Viçosa do Ceará, e disputou neste sábado (06) a vaga para a grande final do concurso, que chega à sua terceira edição. A palavra para ser soletrada que garantiria a final fou : esclerosar. Pedro Henrique soletrou corretamente e garantiu a camisa amarela da final.Com a vitória ele já ganhou um computador. Agora, o cearense luta para conquistar, além do troféu, uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil, que será administrada pela família. E não é só ele que sairá ganhando. A Escola de Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho de Viçosa, onde estuda, também receberá seis computadores.
O Programa será ao vivo no dia 20 desse mês... Então vamos para a torcida...
___
SERÁ QUE É DERRAME?
Esse é um título de um e-mail que rola na rede... Não sei até que ponto é verídico... Mas sempre é bom tá atento para isso...
Veja só...
Às vezes os sintomas de um derrame são difíceis de identificar.
Infelizmente a falta de reconhecimento provoca um estrago.
A vítimade um derrame pode sofrer danos cerebrais quando as pessoas em redor não reconhecem os sintomas do derrame.
Agora os médicos contam que umapessoa que convive com a pessoa em questão, pode reconhecer o derramemediante três testes simples.
Pede à pessoa para rir
Pede para levantar os dois braços
Pede para falar uma frase simples.
Se ele/ela tem dificuldade com um destes testes, chame imediatamente o pronto socorro e conte a quem atende ao telefone os sintomas.
Depois de descobrir que um grupo de voluntários não-médicos, possa identificar um problema facial, um problema nos braços ou dificuldadeem falar, cientistas querem ensinar ao público em geral os três testes.
Eles apresentaram suas conclusões na American Stroke Association na reunião anual em fevereiro passado (2004).
O uso comum destes testes pode dar oportunidade de uma diagnose imediata e um tratamento de derrame, e prevenir um preju ízo do cérebro.
-
Marcadores:
SAÚDE
terça-feira, maio 12, 2009
Imagens para seu blog
31 Sites Onde Achar Imagens Para o Seu Blog
Guia de Uso de Imagens
Clique aqui
http://blosque.com/2008/07/31-sites-onde-achar-imagens-para-o-seu-blog-guia-de-uso-de-imagens.html
Guia de Uso de Imagens
Clique aqui
http://blosque.com/2008/07/31-sites-onde-achar-imagens-para-o-seu-blog-guia-de-uso-de-imagens.html
terça-feira, abril 07, 2009
Qual seu plano de vôo?
Acredito que você nunca entraria em um avião, se soubesse que o piloto não possui um plano de vôo, ou melhor, não sabe para onde vai.Isto realmente é algo inaceitável, um profissional que possui tremenda responsabilidade por ter em suas mãos um patrimônio de milhares de dólares e centenas de vidas.Os pilotos precisam planejar muito bem seu itinerário, seu mapa de vôo. Procurar informações sobre o tempo, sobre os instrumentos que serão usados no percurso.Toda esta preocupação e checagem devem ocorrer antes mesmo de levantar vôo, para que o percurso seja seguro sem qualquer surpresa.O caminho do sucesso é uma jornada que precisa de planejamento e mapas. Muitas vezes sonhamos e queremos conquistar coisas mais não sabemos como, pior muitos passam uma vida toda frustrada porque sonharam mais não souberam planejar o vôo. Alguns caíram outros se perderam e muitos nunca chagaram a ligar o motor.Como em qualquer negócio um planejamento estratégico por escrito é essencial para conquistar o sucesso ao longo prazo.Quanto tempo será necessário para você fazer aquele curso? Comprar a casa própria? Chegar aquele cargo em sua empresa tão desejado?Alguns itens que você deve considerar em seu planejamento:Missão – É a principal motivação para sairmos do lugar. Aquela força interior que motiva a vencer dificuldades.Meta – Este seria o percurso gradativo para chegar ao ponto final, você determina o tempo curto ao longo. Um exemplo seria uma viagem ou curso no exterior, quanto tempo você terá que economizar para juntar a quantia em dinheiro e realizar seu objetivo.Plano de ação – Por onde começar e quando começar? Precisamos saber qual será o primeiro passo. O que devo fazer ou deixar para conseguir meus objetivos.Gestão do Tempo – Essencial para que tudo seja feito de forma efetiva e dentro dos prazos, saber administrar as prioridades, saber dizer não às coisas não importantes.Treinamento – Não existe sucesso sem a busca da perfeição. O treinamento ou aperfeiçoamento é um fator de grande prioridade para que o plano de vôo aconteça. Podem ocorrer falhas e fracassos no percurso mais não será sua culpa.Disciplina – É algo que necessitamos para atingir qualquer coisa nesta vida. Ela é o fator importante em todas as fases.Comece hoje a traçar um plano de vôo para sua vida, não se esqueça: Para subir alto muito esforço será necessário, mais acima das nuvens o sol brilha e a tempestade está embaixo.
Fonte: http://www.elizeurocha.blogspot.com/
Assinar:
Postagens (Atom)