sábado, maio 14, 2011

Armadilha para acabar com a dengue

para combater a dengue

Um engenheiro agrônomo, cearense, Carlos Barreto, pesquisador do mosquito aedes aegypti, fez uma armadilha que pode acabar com os focos do mosquito.

Época de chuvas, aumento dos casos de dengue. Ano a ano, o poder público tem traçado estratégias para o combate à doença e os larvicidas vêm sendo, constatemente, empregados nessa luta. No entanto, esses fármacos tiveram que ser renovados, pois algumas larvas conseguiram adquirir resistência a eles. Para o engenheiro agrônomo cearense Carlos Barreto, o meio mais eficaz nesse combate seria um produto facilmente encontrado em ambientes domésticos: o detergente.

Uma garrafa PET cortada ao meio, um litro de água e um pouco de detergente podem ser uma mistura letal para o mosquito da dengue e para as larvas.

O engenheiro testou a ação de diferentes detergentes caseiros em uma bacia cheia de larvas doAedes aegypti. “Elas precisam ir à superfície da bacia para respirar. Em sua região anterior do corpo, elas têm um sifão gorduroso que permite se sustentarem na superfície da água o tempo necessário para respirar”, explica Barreto. Ao pingar o líquido na bacia, ele observou um fato curioso: as larvas que estavam na superfície desceram contorcendo seu corpo em forma de “c”.

Ele percebeu que além de quebrar a tensão superficial da água, que permite que o mosquito patine sobre a água, o detergente também tira a proteção cerosa que existe nas larvas, causando assim a asfixia de mosquitos e larvas. Os testes foram feitos no Laboratório de Medicina Comunitária da UFC e mostraram que mosquitos e larvas realmente não resistiam à mistura.


Para o pesquisador, com a descoberta as próprias pessoas poderiam realizar o procedimento em casa. “Usar o detergente como larvicida é vantajoso, pois é de baixo custo, facilmente encontrado em ambientes domésticos e biodegradável. Além disso, por matar as larvas ‘afogadas’, isso me dá a plena certeza de que não haverá resistência, pois todo animal precisa de oxigênio para sobreviver”, afirmou.


A larva leva em média 5 dias para se transformar em mosquito. 30 minutos de contato com água e detergente são suficientes para matar dezenas delas. O engenheiro agrônomo decidiu fazer a parte dele depois de um exemplo do perigo da dengue dentro da própria casa.

Será necessário uma garrafa de plástico, água e detergente. Uma armadilha simples mas de grande valor no combate a dengue.


Como confeccionar a armadilha

Corte a garrafa PET de dois litros ao meio e descarte o funil. Na parte inferior, ponha água até faltar aproximadamente 1 centímetro para enchê-la. Adicione uma tampinha da própria garrafa com detergente de lavar louça neutro e mexa vagarosamente para diluir o detergente na água, tomando-se o cuidado para não fazer espuma nas bordas da armadilha ( a espuma repele o mosquito).


Se houver formação de espuma retire-a com um algodão ou paninho seco. Coloque a armadilha à sombra protegida do sol e chuva( o mosquito dá preferência a locais escuros). A água deve ser trocada toda semana.

Para atrair mais facilmente os mosquitos, forre a garrafa com um saco preto. Ponha quantas armadilhas quiser na sua casa ou no ambiente de trabalho. A garrafa PET pode ser substituída por um jarrinho preto de plástico. Em alguns dias, você poderá observar mosquitos mortos. As larvas não visíveis a olho nu.
_








Nenhum comentário: