segunda-feira, julho 25, 2011

Como introduzir novos alimentos para o bebê após 6 meses de amamentação exclusiva?

De acordo com as normas do ESPGAN, (European Society For Pediatric Gastroenterology and Nutrition) a introdução de novos alimentos, ou diversificação alimentar, deve ser feita entre os quatro e os seis meses de vida. O leite de uma mulher saudável e bem alimentada tem uma composição adaptada ao crescimento da espécie humana nos primeiros seis meses de vida; assim,se a criança está a fazer aleitamento materno , pode mantê-lo como alimento exclusivo até essa idade. A introdução mais precoce de outros alimentos , entre os quatro e os seis meses , está indicada se a criança toma um leite artificial, ou quando há outros factores a ponderar, como o regresso da mãe à sua actividade profissional, por exemplo.


A partir do segundo semestre de vida o leite, humano ou artificial, não é suficiente para cobrir as necessidades energéticas e nutritivas, tornando-se necessários outros alimentos complementares, que forneçam nutrientes, vitaminas e ferro. Se a criança mantiver uma alimentação exclusivamente láctea depois dos seis meses, corre o risco de não manter uma progressão adequada de peso, desenvolver anemiaDiminuição do número de Ec ou do seu conteúdo em Hb, que se acompanha de uma redução de Ht e de hipoproteinemia. Pode resultar de beribéri, brucelose, carência de Fe (anemia ferripri va), carência de vitamina A, B5, B6, B9 ou B12 (anemia de Biermer), colite ulcerosa, dermatomiosite, disfunção na medula óssea (anemia aplásica ou megaloblástica), doença de Addison, Crohn ou Lyme, escorbuto, espondilite anquilosante, hemólise (anemia hemolítica), hiperazotemia, hiperesplenismo, hiperpneia, hiperuricemia, hipopituitarísmo, intoxicação por As, leucemia, malária, mieloma, mielosclerose, pelagra, porfíria. SIDA ou síncope. É susceptível de determinar acufenos, angina de peito, ansiedade, astenia, cefaleias, dispepsia, dispncia, glossite, hiperpneia, hipoxia, palidez, palpitações, precordialgia, síncopes, taquicardia, tonturas ou vertígens. Pode ser confundida com depressão com início no período pós, PDPM ou perturbação disfórica menopáusica. por falta de ferro e sofrer carências vitaminicas.

A introdução precoce de novos alimentos interfere no aleitamento materno, aumenta o risco de aparecimento de alergias alimentares, altera a regulação do apetite, aumenta o risco de infecções e prejudica o funcionamento do rim. A insuficiente coordenação dos movimentos de mastigação dificulta a adaptação aos alimentos sólidos."


Os novos alimentos introduzem-se de forma individualizada (um alimento de cada vez), com intervalos de três a cinco dias, para observar o possível aparecimento de intolerâncias alimentares e dar tempo ao bebé para se acostumar aos novos sabores.

"A introdução de novos alimentos deve ser feita progressivamente, obedecendo às capacidades digestivas da criança e retardando a oferta de alimentos com maior potencial alergénico. O calendário da diversificação alimentar deve ser o seguinte:


0 - 6º mês Leite materno ou leite adaptado
4º -6º mês Cereais sem glúten (para os que utilizam de leite artificial)
5º -6º mês Frutas, verduras e carne
7º -8º mês Cereais com glúten
8º -9º mês Iogurte natural
8º -10º mês Gema de ovo, peixe branco
12º mês Leite de vaca inteiro, ovo inteiro

O açúcar, tal como o sal, deve estar totalmente ausente da alimentação no 1º ano de vida, porque predispõe ao aparecimento de obesidade, diabetesPolidípsia e poliúria. Pode ser determinada por feocromocitoma e acompanhar-se de afasia, incontinência urinária, IR, nictúria ou queilite. e cáries dentárias. O açúcar que existe de forma natural em alimentos como o leite, a fruta, as batatas, etc. é suficiente para as necessidades do organismo."

Aos 6 meses, é possível que o bebê já tenha um ou dois dentinhos (geralmente, os inferiores nascem primeiro). Crianças que mamaram no peito costumam ter os músculos da boca e da língua bem tonificados, o que favorece o processo. Mas os dentes não são essenciais para o início da alimentação com sólidos.

Entre os alimentos mais alérgicos destacam-se:




O leite de vaca

O tomate

Os morangos

A clara de ovo

Os frutos secos

O peixe

O marisco

Assim, quando falamos na introdução dos novos alimentos, devemos ter sempre em consideração que estes são os que se incorporam na alimentação da criança mais tardiamente. Isto é, dê ao seu filho estes alimentos a partir de:


O leite de vaca – A partir dos 12 meses

O tomate – A partir dos 15 meses

Os morangos - A partir dos 18 meses

A clara de ovo – A partir dos 12 meses

Os frutos secos – A partir dos 3 anos

O peixe – A partir dos 8-10 meses

O marisco – A partir dos 3 anos



ALGUMAS DICAS PARA AJUDAR NA INTRODUÇÃO DE NOVOS ALIMENTOS!!!





1- Oferecer a mesma fruta durante 3 dias;
- Primeiro vêm os sucos e as papinhas de frutas, sendo que os sucos devem ser oferecidos nos intervalos das mamadas, de preferência pela manhã, na quantidade que o bebê aceitar, e não acrescente açúcar para que o bebê se acostume ao sabor das frutas. As frutas devem ser in natura (cruas) ou cozidas, e amassadas com o garfo, NUNCA BATA AS PAPINHAS NO LIQUIDIFICADOR OU PASSE PELA PENEIRA, para que o bebê receba a maior quantidade possível de vitaminas, minerais e fibras e se acostume com a consistência dos alimentos. A fruta deve ser somente: Maçã (deve ser cozida ou assada e depois esmagada), Pêra (se for bem madura, pode ser esmagada, se não, pode-se cozer ou assar), Banana (deve-se descascar e retirar o "veio" interno e depois esmagá-la), Mamão Papaia.


2 - Se ele não aceitar de jeito nenhum no primeiro dia não insistir e oferecer novamente no 2 dia, se ainda assim não quiser oferecer outra fruta, sendo que sempre apenas 1 fruta nova por dia.

3 - Se ele não aceitar não forçar;

4 - Nunca oferecer a papinha ele estando com muita fome;

5 - Sempre oferecer peito depois da papinha, ele tenha comido ou não;

6 - Não adoçar ou acrescentar coisas como biscoito de forma alguma a sucos ou papinhas, pra ter uma alimentação saudável no futuro é fundamental que o bebê se acostume com o sabor natural das frutas;

7 - Leite Materno (LM) em livre demanda como antes;

8 - Nunca substituir LM por água, oferecer água uma meia hora depois da mamada, se o bebê não aceitar tudo bem, LM hidrata.

9 - Nunca oferecer mucilon, cremogema, maisena ou coisas do tipo, só fazer mingauzinho de grãos integrais moídos ou aveia.

10 - Os legumes da sopa devem ser passados por uma peneira, e não liquidificados, para estimular a mastigação e evitar a formação de gases.

11 - É importante que os novos alimentos sejam oferecidos com uma colher e nunca por mamadeira (como o bico da mamadeira é mais fácil de sugar, o bebê pode acabar largando o seio materno). Alimente seu bebê sempre sem pressa ou ansiedade.

12 - O processo de desmame, ou seja, a introdução de outros alimentos, que não o leite materno, deve ser gradativo e de acordo com cada criança.



Dicas para futuras papinhas no blog: http://receitasdecomidasparabebes.blogspot.com/

Nenhum comentário: