quarta-feira, julho 06, 2011

Em parceria com Skype,

Facebook anuncia chat em vídeo

Fundador do Facebook anuncia suas novidades 'sensacionais'


Reduzir Normal Aumentar Imprimir Em um evento na tarde desta quarta-feira em Palo Alto, na Califórnia, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, fez o anúncio "incrível" prometido na semana passada. Os rumores se confirmaram e Zuckerberg lançou um chat em vídeo na rede social em parceria com o Skype. Além disso, o Facebook contará com chat em grupo e um novo design do bate-papo, que inclui uma barra lateral que lista as pessoas com quem o usuário conversa mais.

Zuckerberg confirmou que o Facebook alcançou os 750 milhões de usuários, mas disse que os lançamentos têm muito mais a ver com a quantidade de conteúdo compartilhado na rede - 4 bilhões de "coisas" por dia, segundo ele - do que com o número de usuários. Zuckerberg afirmou que o número de conteúdo compartilhado no site dobrou no último ano, e deve dobrar novamente no próximo.

A ferramenta de bate-papo por vídeo do Facebook permite, além de conversar com outros usuários, deixar uma mensagem em vídeo caso o amigo não esteja online ou não responda a mensagem. Segundo o Facebook, a chamada em vídeo estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas. Quem não quiser esperar, pode testar a funcionalidade pelo site http://www.facebook.com/videocalling. A nova funcionalidade foi incorporada diretamente ao bate-papo. Para chamar um amigo, basta clicar no ícone de vídeo na própria janela da conversa, sem precisar instalar nenhum software novo.

"Os últimos cinco anos foram focados no crescimento do número de usuários, mas a narrativa a partir de agora será sobre os aplicativos que poderão ser criados, uma vez que já temos a infraestrutura social montada", disse Zuckerberg, que apontou como exemplo o serviço de videochamadas apresentado nesta quarta-feira.

Zuckerberg frisou que o Facebook não tem entre seus planos desenvolver aplicativos próprios, salvo exceções como sua associação com o Skype, e deixou isso nas mãos de "empreendedores independentes".

O CEO do Skype, Tony Bates, participou do anúncio, e afirmou que a parceria entre as duas empresas será capaz de conectar milhões de pessoas. A ferramenta de chats em grupo funcionará apenas por texto. Ele afirmou que a aliança com o Facebook faz parte da estratégia de longo prazo de sua companhia e declarou que no futuro alguns serviços pagos do Skype podem ser oferecidos também na rede social. Além disso, com a parceria entre as duas empresas, o Facebook terá integração com o Skype. Os usuários da rede social poderão atualizar seu status, ver o que os amigos publicaram no mural, curtir e comentar diretamente do software do Skype.

A novidade não inclui bate-papos em grupo por vídeo, funcionalidade que o Google implementou na semana passada na sua nova rede social, o Google+. Zuckerberg afirmou que a empresa não descarta um tipo de chat em grupo por vídeo, semelhante ao Hangouts da gigante das buscas.

De acordo com Zuckerberg e Bates, as negociações entre Facebook e Skype começaram antes da compra da empresa pela Microsoft. Bates afirmou que quando o anúncio da aquisição do Skype foi feito, a primeira reunião dele com o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, foi com Zuckerberg. "Tanto para Steve quanto para mim, essa era a relação estratégica mais importante", afirmou.

Um comentário:

zcarlos disse...

Belo blog.
Estou seguindo e inclui nos meus parceiros.
Sucesso e Abs!