quinta-feira, julho 28, 2011

Ginástica Laboral

A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII). A partir desta época, o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente. O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e
catalisou suas conseqüências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.

Estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso dos trabalhadores. A crescente preocupação das empresas com a saúde e desempenho de seus funcionários faz da Ginástica Laboral uma ótima oportunidade de trabalho o para Profissional de Educação Física e Fisioterapeutas.

Pode define-se Ginástica Laboral como sendo o conjunto de alongamentos e exercícios físicos orientados durante o horário do expediente, objetivando benefícios individuais no trabalho. Seu objetivo consiste em minimizar os impactos negativos advindos da rotina trabalhista e do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

Portanto, a Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.

A ginástica laboral evita fadiga muscular e também acidentes de trabalho corrigindo posturas física inadequadas.

Para Fontes (2001) a ginástica laboral é uma atividade física diária, realizada no local de trabalho com exercícios de compensação por movimentos repetidos, para a ausência de movimentos e para postura incorreta no local de trabalho. Lima(2003) diz que existem adaptações fisiológicas, físicas, psicológicas.

A saúde social é um fator importante em nossas vidas. Alguns beneficios da ginástica laboral:

* melhora a flexibilidade articular,

* previne a fadiga,

* diminue vicios posturais,

* melhora a disposição e ânimo,

* atividade respiratória melhorada.


No vídeo abaixo é possível aprender uma série de exercícios básicos de ginástica laboral:




No link abaixo tem mais textos sobre ginástica laboral:

http://www.dudutomaselli.com/exercicios-de-ginastica-laboral/


O blog http://ginasticalaboral.wordpress.com/ tem diversas dinâmicas que podem ser utilizadas na ginática laboral.


Site sobre o tema: http://ginasticalaboral.chakalat.net/


LIVROS


2 comentários:

Verinha disse...

Oi Ana,

Estou em Salvador, trabalho em uma empresa de prestação de serviço de qualidade de vida. Estou precisando de um educador físico para atuar com ginástica laboral em uma empresa ai em Fortaleza, voce pode me indicar um profissional para que eu faça o contato para ver a possibilidade de acordar esta prestação de serviço? Será só por 15 minutos mas pagaremos a hora cheia. Deverá comparecer a empresa para atender somente 3 funcionários, esta para ser dcidido se será 2 ou 3 vezes na semana. Preciso desta resposta com URGÊNCIA. Bjos Vera contato 71 33581517 ou 71 91166418

Meggie Cardoso disse...

Olá, somos de Curitiba/Pr e precisamos urgente de parceria (ginastica laboral) para Fortaleza. Empresa com matriz aqui pretende expandir a GL para varios escritorios regionais. Faça contato ou indique interessados. Aguardamos.
Filemon/Fildoll
filemon@fildoll.com.br ou
filcar@terra.com.br
fone (041) 3274-1829