sábado, agosto 13, 2011

O poder da mudança

Muitas vezes erramos porque somos resistentes às mudanças.
Teimamos em permanecer da mesma forma por anos e cada dia observamos as perdas que acumulamos com o temposeja na área financeira, emocional e pessoal.
Um exemplo muito interessante da mudança que contabilizou ganhos, foi a transformação das sandálias Havaianas.
Lembro que quando criança usar Havaianas era sinônimo de pobreza. Quando pequeno havaianas e o tênis kichute era a sensação dos alunos da Escola Estadual Áurea Barreto, e quem não lembra do tênis Conga famoso na educação física, o tênis Star cano longo. Todos estes ficaram para trás o que aconteceu para a sobrevivência das Havaianas? Simples, um fator chamado mudança.
Em 1994 a fábrica São Paulo Alpargatas iniciou um agressivo e inteligente plano de gerenciamento de marca. Um chinelo usado pelas classes C e D realizou a virada do século, hoje as Havaianas correspondem a uma marca mundial comparada ao Guaraná do Brasil. Suas ações valorizaram na bolsa de valores de São Paulo cerca de 325%, as exportações cresceram 37% em 2003 com vendas nas margens de R$ 919,6 milhões. As Havaianas hoje são exportadas para as maiores lojas do mundo EUA, Austrália, França e Espanha custando até R$ 35,00. Utilizando celebridades como Nicole kidman, Naomi Campbell e a princesa Stéfhanie de Mônaco as Havaianas tomaram um rumo triunfante no mundo globalizado.
Mais quais foram os principais fatores destas mudanças? O que podemos aprender com elas? Precisamos analisar os fatos.
A São Paulo Alpargatas chegou a conclusão que a mudança era necessária, as venda estavam em plena queda, uma decisão precisava ser tomada ou muda ou some do mercado, era preciso ariscar, romper com o tradicional.
Em nossa vida somos desafiados todo o tempo a tomar decisões, que não podem ser adiadas, em alguns casos não existe tempo para pensar ou muda ou morre.
 Na empresa, no casamento, na vida profissional, etc... São áreas que precisamos todo o tempo está atendo a mudanças e principalmente aberto a elas. Conheço instituições que morreram agarrados a costumes e tradições, lideres que não souberam acompanhar a mudança do tempo e dos costumes, casamentos que foram sufocados pelo machismo ou pela liberdade em excesso.
Aconselho você a trabalhar seu lado da mudança deixando de lado suas opiniões, ouça mais as pessoas que estão ao seu lado, use estas opiniões como um termômetro e avalie a temperatura de seu ambiente. Muito calor desidrata, muito frio gera enfermidades.
Por isso mude sempre que possível para se manter bem e crescer. Aconselho um tempo para parar e analisar sua vida, sua empresa e seu ministério são importantíssimos, procure um local reservado, pegue papel e lápis, escrevas seus sonhos e projetos e procure observar onde as mudanças são necessárias principalmente em sua própria vida.

Fonte: http://www.elizeurocha.com.br/2008_09_01_archive.html


Nenhum comentário: