COMO ESTIMULAR SEUS FILHOS A ACEITAREM ALIMENTOS SAUDAVEIS !!
· Faça jogos sobre os alimentos – como adivinhar de que lugar do mundo eles vem, como sao cultivados.
· Estimule seu filho a cultivar seu proprio alimento, mesmo que seja um vasinho de temperos. Vc encontra sementes de vegetais que podem ser plantados em floreiras ou na terra (rabanete, alface, cenoura, couve, etc).
· Peça ajuda no preparo das refeiçoes, estimulando a criança a conhecer sabores e temperos diferentes no ato de cozinhar. Ela pode lavar, picar, rasgar folhas, temperar ou simplesmente apertar o botão do liquidificador.
· Misture alimentos novos aos preferidos: experimente acrescentar um legume novo à pizza, por exemplo. Faça tortinhas de batata ou aipim com recheio de carne e vegetais. Prepare um sanduiche de forno com cenoura ralada, frios e ovo batido por cima. Experimente omelete com mostarda, espinafre ou couve, bem picados. Torradinha com tomate e oregano ou creme de espinafre e parmesao, no forno. Suco mix de couve com limao, de cenoura e laranja, de beterraba e limao, abacaxi e hortela, etc.
· Nao imponha, negocie, estimule. Informe para que servem os alimentos no processo de crescimento e desenvolvimento do organismo(pele, cabelos, unhas, olhos, musculos, ossos, memoria, concentração,...)
· Os alimentos doces e processados levam a um aumento rapido de energia, o que é invariavelmente seguido por uma queda da disposição e humor da criança, que acompanha estes altos e baixos da energia. Utilize os alimentos do bom humor*.
· Os niveis flutuantes de açucar no sangue resultam em alterações de humor, irritabilidade, hiperatividade, falta de disposição, dores de cabeça, baixa concentração e tontura.
· O consumo de proteinas derivadas do ovos, oleaginosas, sementes, leite e cereais integrais é muito importante no desjejum, porque propicia todas as reações quimicas que o organismo precisa para funcionar durante o dia e tambem diminuem a liberação de açucar (quando consumidas junto com alimentos doces).
· Negocie com a criança a troca, durante os dias de semana, dos refrigerantes por sucos naturais de fruta e água.
· Ofereça sobremesas sem açucar e frutas como pessego, framboesa, amora, ameixa, morango, figo, cereja, laranja, melao e melancia.
· O ferro é um nutriente importante para a constituição do cerebro, por isso inclua no cardapio de seu filho feijão, brócolis, cereais integrais e carnes vermelhas.
· Peixes como tainha, anchova, sardinha e salmão devem estar presentes de 2 - 3 vezes por semana nas refeiçoes.
· Ofereça muito liquido ( de 600 ml a 1.75 L) de agua ou suco natural.
· Experimentar 8 vezes um alimento novo antes de desistir. O paladar pode ser treinado para gostar dos alimentos.
· A cada vez que for experimentar, insistir com a criança para provar 3 vezes. Sempre mude a forma de preparo do alimento, para não enjoar.
· Cuidado para não oferecer muito liquido na refeiçao, isto enche o estomago e provoca saciedade. Ideal é beber agua ou suco natural 30 minutos antes e/ou 1h depois das refeiçoes.
· Observe os temperos: excesso ou falta de condimentos podem desestimular o apetite.
Fonte: http://liliananutri.blogspot.com/2010/06/alimentacao-infantil.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário