DICA PARA TER MAIS QUALIDADE DE VIDA
O brócolis ajuda a controlar a pressão, fortalece o esqueleto, protege o coração, alivia o estômago, espanta o risco de tumores e, sim, pode ser uma delícia. Ele é rico em carotenóides, substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
Um estudo divulgado em agosto por pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, sugeriu que o brócolis pode reverter os danos causados pela diabetes nos vasos sangüíneos do coração.
De acordo com os especialistas, um composto do alimento, o sulforafano, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos e de moléculas capazes de reduzir danos causados às células pelo excesso de açúcar.
E mais! Os cientistas descobriram que essa substância ativou uma proteína chamada nrf2, capaz de proteger os tecidos ao produzir enzimas antioxidantes e desintoxicantes. Além disso, também ajuda a controlar a pressão arterial.
E não pára por aí. Esse aliado verde-escuro também tem alto teor de fibras, que promovem a redução dos níveis de colesterol, auxilia o processo de digestão dos alimentos e estimulam a sensação de saciedade.
Pouco calórico, é um parceiro e tanto para quem busca uma silhueta mais esbelta - cada 100 gramas têm apenas 25 calorias.
O alimento é boa fonte de vitamina C, ideal para fortalecer o organismo .
Para completar, ainda promove a excreção de parte do estrogênio, hormônio sexual que, em excesso, também pode levar a proliferação de células cancerosas. "Por essa razão, o brócolis pode evitar o câncer de mama e próstata, assim como o de intestino, pulmões e rins", avisa a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat.
OSSOS FIRMES E FORTES
Para cuidar do esqueleto, o brócolis é um dos vegetais mais abastecidos de cálcio. "Ele também tem doses de magnésio, vitamina A, C e K, além de proteínas que auxiliam a manter a estrutura óssea", lembra Patrícia.
Esse arsenal de nutrientes - somado ainda ao potássio, selênio e às fibras do alimento - faz com que a ingestão de brócolis também deixe a pele mais bonita, os músculos mais fortes e melhore a visão. Para as gestantes, a hortaliça é especialmente benéfica. Por ser rica em ácido fólico, ajuda na boa formação do feto.
QUANTO CONSUMIR
A nutricionista Patrícia Davidson recomenda de três a cinco xícaras de chá por semana. E é bom não abusar. Por conter muito enxofre, o brócolis pode causar desconforto intestinal e aumento da produção de gases. "Esse efeito é mais evidente em indivíduos com desequilíbrio intestinal".
De acordo com os especialistas, alguns estudos mostram que exagerar nas quantidades de vegetais crucíferos pode prejudicar o funcionamento da glândula tireóide em pessoas com deficiência de iodo.
Para manter todos os nutrientes do alimento, o jeito certo de consumi-lo é cozido no vapor. "Ao fervê-lo em água perdem-se muitos nutrientes", indica Fernanda.
Tem mais: o tempo de cozimento não deve exceder três minutinhos. Se ultrapassar o prazo, perde-se fibras e glicosinolatos.
Para deixar tudo mais gostoso, inclua o brócolis em cremes, caldos, tortas e massas, ao lado de outros vegetais.
SUGESTÃO DE RECEITA
HAMBÚRGUER DE BRÓCOLIS
INGREDIENTES
1 maço médio de brócolis cozido e picado (só as flores)
1 cebola pequena picada
1 clara2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
3 colheres (sopa) de farinha de rosca½ xícara (chá) de maionese light
1 colher (chá) rasa de sal6 fatias de queijo-de-minas light
PREPARO
Em uma tigela média, junte os brócolis, a cebola, a clara, a aveia, a farinha derosca, a maionese lighte o sal. Misture bem.
Enfarinhe as mãos com farinha de rosca e modele 6 hambúrgueres finos com a massa da tigela.
Coloque emuma assadeira untada e leve ao forno (180 graus) até dourarem dos dois lados(após uns minutos, vire de lado).
Acrescente 2 fatias de queijo-de-minas sobre 3hambúrgueres. Em cima do queijo, coloque mais um hambúrguer. Leve ao fornonovamente até o queijo derreter.
RENDIMENTO
Três hambúrgueres duplos
Fonte: Chef Renata Braune, do restaurante Chef Rouge